quinta-feira, 30 de junho de 2011

Férias a 3

Os meus homens ainda dormem, um corpo grande e outro pequenino, lado a lado, num abandono perfeito ao sono e é inevitável não me comover.

As férias acabam-se hoje, 2 semanas a banhos em terras algarvias e eu sinto-me ligeiramente nostálgica. Fico sempre assim nos regressos porque, como diz o outro, sou quase sempre muito feliz nos lugares. Os dias aqui ganharam horas, o meu miúdo desenvolveu-se mais nestes 15 dias do que um mês em casa. E sabe bem ter tido este tempo para nós, só para nós! - as nossas primeiras férias em família! Claro que com um bebé de 3 meses o conceito férias torna-se diferente daquilo que nos habituámos, de qualquer forma foi muito tranquilo, muito cool.

De manhã esplanada, que logo percebemos que praia antes das 9h da matina não era para nós. Durante o período de maior calor ficávamos por casa e depois das 17H lá íamos a banhos - um banho rápido, claro está, que era preciso secar o biquíni para o menino não se molhar durante o lanche. Ao menos as férias permitiram para acabar de uma vez por todas com eventuais pudores que ainda persistiam. Dei mama em todo o lado e em total descontracção. Depois no regresso ainda havia tempo para uma jola e amendoins. À noite saíamos para jantar ou para café com o "belo adormecido" que nunca acordou nestas andanças e era como se fossemos outra vez um casal sem apêndices. (creio que a tendência será para piorar mas foi bom aproveitar). A descrição pormenorizada serve-me para não me esquecer que foi fácil, e que, regra geral, é sempre fácil ou menos difícil, quando a gente quer que funcione.

O pior mesmo foram os comentários de uma certa 3ª idade, desde o "trazem os recém-nascidos para a praia" (o chapéu voou para cima do senhor é certo mas a culpa não era do meu recém-nascido de 3 meses com o ok da pediatra para ir à praia) ou "ai que horror, com este calor ir para a praia" (para ir com frio ia no Inverno) ou ainda "vire o menino de barriga para baixo" (os bebés choram, é lamentável mas é assim mesmo e o espaço público é de todos). As pessoas são regra geral parvas e omitem opiniões parvas e eu não estava habituada a esta intromissão em praça pública. Não respondi mas fiquei com pena!

Agora entrei em contagem decrescente - faltam 3 meses para regressar ao trabalho e eu, contrariamente ao que seria suposto, ainda não estou farta de estar em casa. Uma angústia pequenina começa a alojar-se, não tanto pela separação do rebento mas antes pelo receio de não ser capaz da gestão do tempo, de na ânsia de querer fazer tudo, não fazer nada de jeito e de me sentir a falhar nos diferentes papéis. Pode ser que seja "sempre fácil ou menos difícil", porque eu quero mesmo que funcione :)

2 comentários:

Senhor Geninho disse...

Que belas férias, sim senhora! Ainda bem que aproveitaram ao máximo esse tempo para verem o vosso filho crescer! É assim que tem de ser! Bom regresso a casa! Beijos e abraços!

RJ disse...

Beijinhos meu querido :)